terça-feira, 11 de março de 2014

Mídias na Educação

SOCIEDADE, CULTURA E TECNOLOGIA


 ATIVIDADE I - Utilizar as possibilidades didáticas dos recursos tecnológicos e midiáticos  disponíveis na internet para execução das atividades.

Disciplina: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Professora: Márcia Mendes Marquez de Oliveira
UEG - UnU de Uruaçu


Objetivos
_ Reconhecer os processos tecnológicos enquanto percurso da cultura, em face da demanda e ação sociais;
_ Compreender os impactos e transformações provocados pelas TIC nas relações sociais; novos cenários culturais ocasionados pelas tecnologias e seus desdobramentos para a educação.
_ Normalizar o uso de recursos de mídias interativas em sala de aula, enquanto vivência da cultura contemporânea;
_ Fazer uso de TIC como recurso comunicacional estratégico para o ensino e vivência cultural.

Conteúdo programático
_ Cultura e sociedade
_ Cultura e mídia
_ Tecnologias computacionais e mídias interativas
_ TIC e cultura contemporânea
_ Educação e cultura

Metodologia
Leitura e produção de informações textuais, sonoras e imagéticas. Discussão dialogada de conteúdo a partir do uso de fóruns, listas de discussão, sessões de chat e ferramentas de mensagens instantâneas, individuais e em grupo.

Avaliação
A avaliação considerará a participação nas atividades propostas e elaboração de conteúdo a ser disponibilizado na Internet.

Bibliografia básica 

        BELLONIMaria Luiza. O que é  Mídia - Educação? Campinas, SP: Autores               Associados,2001. ( coleção Polêmicas do nosso tempo).
LEMOS, André. Entrevista. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sergio (orgs). Cultura Digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. Pp. 135-149.
PALÁCIOS, Marcos. Entrevista. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sergio (orgs). Cultura Digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. Pp. 253-261.

ROCHA, Cleomar. Deslumbramentos e encantamentos: estratégias tecnológicas das interfaces computacionais. In: Revista Zona Digital. Disponível na Internet via URL <http://zonadigital.pacc.ufrj.br/reflexoes-criticas/deslumbramentos-e-encantamentos-estrategias-tecnologicas-das-interfaces-computacionais/>. Acesso em 01.01.2012.

SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Disponível na Internet via URL <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/
revistafamecos/article/viewFile/3229/2493>. Acesso em 01.01.2012.
SANTOS, Laymert Garcia dos. Entrevista. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sergio (orgs). Cultura Digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. Pp. 285-293.
TAS, Marcelo. Entrevista. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sergio (orgs). Cultura Digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. Pp. 231-241.
Leitura na tela dos computadores. Disponível via: http://anaisdosimposio.fe.ufg.br/uploads/248/original_1.4.__73_.pdf. Acesso em: 10.02. 2014

OBS: Utilização complementar no curso de Pedagogia As orientações serão tratadas em sala de aula. Todos os textos estão disponíveis na Internet. A bibliografia complementar será indicada ao longo da disciplina.

4 comentários:

  1. Q.1 Para Lucia Santaella não ha uma forma apenas de cultura de mídias. como cultura de massas ou cultura virtual para autora ela estaria situada entre as duas. para ela uma cultura não sobressai a outras elas se utilizam.
    E para Marcelo Tas o digital esta presente em tudo, mesmo para quem não sabe. Mesmo esta tecnologia estando tao presente ainda ha pessoas que não conhecem
    e sabem utiliza-la por isso ele fala do surgimento de dois polos a superestimação pelos preconceituosos, como as pessoas antigas que morrem de medo. E tem quem superestima que não vê que estamos falando das pessoas e não das ferramentas que elas estão usando.

    Q.2 Para Tas relevância vem substituir a palavra audiência, como exemplo ele vem falar sobre blogs que muitas vezes em um dia ganha um ibope enorme, mas não consegue se manter por que não sabe separar o que e bom do que e ruim, e por isso não produz nenhum conhecimento e não transmite nenhum conhecimento.

    Q.3 Para Tas o papel do professor é fazer com que o aluno se interesse pelas aulas pesquisando e aprendendo a procurar, discutindo para chegar a uma conclusão e não aceitamos tudo mastigado. Já para Zeckerberg "( ...) No futuro, Software e tecnologia irão permitir que as pessoas aprendam muito com seus colegas.

    Q.4 Lucia Santaella diz que estamos recebendo um caldeirão de informações "onde recebemos muito e temos que filtrar as informações recebidas, pois cada um e cada um e nos temos que dizer qual e a nossa opinião e forma de informação. concordando com a ideia de Marcelo Tas, que cita que estamos em uma gelatina de informações".

    Ana Karoline P. dos Santos,
    Marina Oliveira Silva
    Ríslei Tonia Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. A presença das mídias na educação brasileira não é novidade, porque elas já estão presentes e influentes em todas as esfera da vida social, cabendo a escola especialmente a escola pública, atuar no sentido de compensar as terríveis desigualdades sociais e regionais que o acesso desigual a estas maquinas tem gerado.As instituição escolares integradas a tecnologia de informação e comunicação ao cotidiano da escola,na sala de aula, de modo criativo critico competente.Midias-educação corresponde a educação para mídias,é um novo campo de saber, cujos objetivos visam à formação do usuário ativo,critico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação. Mídias na Educação é um programa de educação a distância, com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação.
    De acordo com a autora Lucia Santaella, a sociedade atual é contemporânea a “Era Digital, define que a cultura digital como a era do resultado da descoberta de várias formas de captação de imagem, de som e de texto. Mídias na Educação é uma proposta que se caracteriza pela integração das diferentes mídias ao processo de ensino e aprendizagem.

    Alunas :Deuzuita M.G Conceição, Luzia R.da Costa e Suelma

    ResponderExcluir
  3. A Mídia-Educação e parte essencial dos processos de socialização das novas gerações,onde inclui também os adultos.Podemos observar,que o avanço tecnológico tem sido muito forte e são imensos os desafios no campo da educação,onde as TICs se integram ao crescimento educacional com dimensões extremamentes ricas e criativas,acelerando a temática do ensino.Portanto,a tecnologia educacional veio revolucionar a ferramenta pedagógica que integram os processos educacionais,visando a qualidade do processo de aprendizagem. Alunas:Maria Rosa e Sirlene.

    ResponderExcluir
  4. 1- Autodidaxia, são novos modos de aprender uma adequação de métodos e estrategias de ensino. A relação com a tecnologia é que uma nova autodidaxia esta se desenvolvendo por meio das mídias.

    2- O meio é a mensagem, afirma que hoje é chamado de linguagem das mídias eletrônicas.

    3- Ela representa o papel de melhorar a aptidão e o intelectual das crianças,pois o contato com algumas tecnologias melhora e ajuda a aprofundar em conhecimentos mais amplos.

    4- (TIC)tecnologia de infirmação e comunicação: computador, televisão e outros meios eletrônicos.

    5- a) É um meio que envolve tecnologia, cultura e informação.

    5-b) Analfabetismo digital.

    5-c) É um modelo ou padrão a ser seguido, de origem Grega.

    5-d) É uma forma que serve de mediador do ensino , que aproveita o potencial da comunicação e as formas pedagógicas dos recursos técnicos.

    6- Faz as considerações de demandas educacional ampliadas, convergência do paradigma presencial ea distância, integração dessas tecnologias de modo criativo, mediatização do processo de ensino / aprendizagem aproveitando o máximo ferramentas pedagógicas ricas e proveitosas.

    7- Na formação de alunos, usando o meio da mídia, é abrir novos horizontes, novas fontes e deixar a imaginação e as possibilidades ir muito além . A mídia serve de suporte tanto para o educador quanto para o discente, ambos podem tirar proveito da tecnologia é mídias na educação. MariaDivinaCristinaAmandaMoraes.

    ResponderExcluir